A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (16) que a expansão dos aeroportos brasileiros não visa a atender somente a demanda extra gerada pela Copa do Mundo, mas também garantir serviço de qualidade à nova classe média. A chefe do Executivo participou da cerimônia de inauguração de nova sala de embarque no aeroporto internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília.
"Em torno de 42 milhões de brasileiros ascenderam à classe média, o que implicou em um aumento expressivo da sua renda. E isso implicou em novas demandas, novas necessidades, novos anseios, novos desejos. Isso mostra que o nosso país, ao se preparar para um grande evento, como é a Copa, ele não está se preparando exclusivamente para a Copa. Ele está se preparando é para atender os milhões de consumidores que se manterão demandando a aviação civil pelos próximos anos, e que essa demanda é crescente", disse.
Dilma inaugurou nova sala de embarque para voos domésticos no aeroporto da capital federal. O espaço, chamado de Pier Sul, tem 20 mil metros quadrados e dez novos portões de embarque com acesso a aeronaves. A expectativa é ampliar em 30% a capacidade anual de passageiros em Brasília – dos atuais 16 milhões por ano para 21 milhões anuais.
"Quando a gente começa um caminho como esse dos 42 milhões de brasileiros elevados à classe média, a gente tem uma responsabilidade e um compromisso com eles", disse Dilma, referindo-se aos brasileiros que ascenderam de classe social durante os governos do PT.
Aeroportos regionais
A presidente destacou também que a política de concessão de aeroportos para a iniciativa privada permitiu a modernização dos serviços e lembrou que o dinheiro arrecadado pelo governo será destinado para a construção de 270 aeroportos regionais.
"Aeroportos essenciais, essenciais, neste país, para que nós tenhamos de fato uma logística aeroportuária, logística que vai beneficiar a nossa população do interior deste Brasil, lembrando sempre o potencial das cidades médias desse interior, que são regiões que mais crescem em nosso país", disse.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, também discursou no evento. O auxiliar de Dilma afirmou que a inauguração do novo espaço no aeroporto de Brasília é "o primeiro passo" para melhorar a qualidade do serviço prestado no Brasil.
"O objetivo era elevar a infraestrutura aeroportuária não só no aspecto físico, mas no aspecto humano. Fazer com que a melhoria signifique um salto de qualidade no serviço prestado ao passageiro. Estamos dando aqui o primeiro passo em uma trajetória que veremos ao longo do ano", argumento o ministro.
Ao final da solenidade, ao ser questionado sobre o andamento das obras de outros aeroportos brasileiros, Moreira Franco destacou que o Brasil "está preparado" para a Copa.
Fonte: G1, 17 de abril de 2014; fetraconspar.org.br