Geraldo Ramthun
Geraldo Ramthun, presidente da FETRACONSPAR e Diretor de Organização Sindical da NCST, participa de hoje, 30 de maio, a 11 de junho da 105ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Palácio das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.
O evento reúne os 187 países membros da OIT, instância máxima da ONU para as questões do trabalho em âmbito mundial – formada por governos dos Estados-membros, representações de empregadores e de trabalhadores – e responsável pelas discussões e definições sobre convenções e recomendações internacionais na área trabalhista.
A Conferência Internacional do Trabalho acontece todos os anos, durante os meses de maio e junho, para discutir temas de grande relevância e recorrência nos países, a fim de atualizar conceitos e estabelecer novas diretrizes compatíveis com as realidades trabalhistas e suas constantes mudanças no cenário global. Em 2016, entre os temas em discussão, destaca-se o trabalho decente nas cadeias produtivas.
Criada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi estabelecida após a 1ª Guerra Mundial. Com uma estrutura tripartite, a entidade tem o objetivo de estabelecer normas, princípios e direitos fundamentais do trabalho de alcance internacional, promover as condições dignas de emprego de maneira universal, fomentar a proteção social e fortalecer o tripartismo e o diálogo social. O Brasil está entre os membros fundadores da organização.
Elaboração: FETRACONSPAR, 30 de maio de 2016.