Atitudes simples, como cumprimentar, sorrir e agradecer, podem tornar uma pessoa mais agradável no dia a dia, especialmente nos ambientes de trabalho
Quem tem filhos certamente os ensinou as chamadas ‘palavrinhas mágicas’: bom dia, boa tarde, boa noite, até logo, com licença, obrigado, por favor, não tem do que, de nada, pois não, desculpe... entre outras. Pegamos no pé das crianças para que eles as adotem. Mas, infelizmente, muitos de nós as esquecemos quando estamos na idade adulta.
Essas expressões ajudam, e muito, a construir um ambiente agradável no trabalho. Pessoas que não cumprimentam os colegas ao chegar e que saem sem se despedir passam a impressão de estarem ‘de mal com o mundo’.
Profissionais que não sabem reconhecer seus próprios erros e pedir perdão por eles não constroem uma imagem de confiança e credibilidade. Pedir perdão é uma atitude nobre, desde que venha acompanhada do verdadeiro reconhecimento de um erro e da disposição de não se errar mais.
Mesmo sendo obrigação de uma pessoa fazer determinada tarefa, ela a fará de bom grado se pedirmos ‘por favor’, e se ao final, agradecermos pela dedicação. Impor tarefas sem pedir ‘por favor’ e sem agradecer é agir de forma autoritária, às vezes até tirana.
Um bom termômetro para se medir o comprometimento do profissional com seu ambiente de trabalho e seu coleguismo é observar seu comportamento em relação à hora do cafezinho ou do lanche. É nos horários de intervalo que as pessoas demonstram como são na realidade. Se seu colega toma o cafezinho e deixa a xícara suja para que a auxiliar de limpeza se encarregue de lavar, se faz seu lanche e deixa a mesa ou a cozinha toda suja e bagunçada, é provável que não seja um colega afável, pois não coopera com a limpeza e o asseio do local de trabalho.
É nos gestos mais simples que as pessoas demonstram seu caráter e seu jeito de ser. Um colega agradável certamente expressa simpatia nas atitudes mais corriqueiras. Pense nisso!
Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.
Fonte: Bem Paraná, 22 de fevereiro de 2016; fetraconspar.org.br