Teste público visa fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e apuração dos votos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar o teste público de segurança do sistema eletrônico de votação em março deste ano, entre os dias 8 e 10 de março. A palestra sobre o funcionamento do sistema será amanhã, na sede do órgão, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.
O teste público de segurança objetiva fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral. O período de pré-inscrição ocorreu em dezembro e, após a palestra, inicia-se o período de inscrição com a apresentação de um plano de testes.
O acompanhamento da segurança das urnas eletrônicas foi instituído pela Justiça Eleitoral como forma de garantir a transparência no processo, principalmente diante das denúncias de suposta fraude no pleito de 2014 feita por opositores da presidente reeleita Dilma Rousseff.
O método de fiscalização foi elaborado por membros dos grupos de trabalho responsáveis pela inovação tecnológica das urnas eletrônicas e do grupo responsável pelo ecossistema da urna eletrônica. A expectativa é que a execução dos testes públicos seja feito de forma periódica.
O teste foi regulamentado em dezembro passado pelo TSE. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes disse que a medida é uma forma de se ampliar a participação da sociedade, "especialmente dos entes legitimados a acompanhar os atos".
Fonte: Folha de Londrina, 11 de janeiro de 2016; fetraconspar.org.br