Curitiba e as cidades da região metropolitana amanheceram nesta terça-feira (1º) com greve parcial de ônibus. Algumas linhas estão 100% paradas, em outras a greve é parcial, mas há várias linhas circulando normalmente. A paralisação é praticamente total nas linhas que chegam e saem do Boqueirão, na região Sul. Não havia um ônibus sequer na canaleta entre o bairro e a Praça Carlos Gomes, no Centro, por exemplo, até o início da manhã. Às 7 horas alguns ônibus começaram a circuular no trecho.
Paralisação de 100% também em Almirante Tamandaré (RMC) até às 7 horas. A partir deste horário, alguns ônibus começaram a circular. O terminal do município ficou lotado de passageiros sem saber o que fazer. A greve é parcial (cerca de 50%) em Araucária e Campo largo (RMC). As empresas Tamandaré e Antonina e também a Cidade Sorriso não fizeram o pagamento da 1ª parcela do 13º salário nesta segunda-feira (30) e não há previsão de depósito. A empresa Carmo pagou e os ônibus saíram com atraso, mas circulam. Já os ônibus da empresa CCD saíram com atraso, mas como o pagamento não foi feito, os motoristas e cobradores ameaçam parar a partir das 10 horas desta terça, caso o dinheiro não caia na conta.
Ontem, após quase 11 horas de audiência no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba e região metropolitana decidiram fazer uma greve parcial nesta terça-feira. De acordo com o Sindicato que representa os trabalhadores (Sindimoc), a partir da meia-noite empresas que não cumpriram com a primeira parcela do 13º salário teriam as atividade paralisadas, o que se confirmou hoje.
O impasse perdurou até por volta das 21 horas por causa do pagamento parcial feito à categoria. Para a imprensa, o ouvidor municipal Clóvis Augusto Veiga da Costa confirmou que as empresas já tinham arcado com o valor de 85% da primeira parcela do 13º salário. “O que temos definido é que está pago 85% do 13º salário, restam 15 e diante das negociações esse restante será pago até o meio-dia de amanhã. É um direto assegurado por lei esse pagamento no dia 30 de novembro e, além disso, o sindicato dos trabalhadores alega que esses atrasos se tornaram constantes durante todo o ano, isso deixa a negociação com entraves. O presidente quer uma garantia”, finalizou Costa, em entrevista ontem.
Entretanto, representantes do Sindimoc defendem que o valor de 85% já quitado, pode afetar trabalhadores não apenas nessa porcentagem, já que algumas empresas efetuaram pagamento de 100% da primeira parcela do 13º, enquanto outras apenas 20% e 30%, segundo o Sindimoc.
Linhas
Entre as linhas afetadas pela greve desta terça-feira estão as da empresa Sorriso, que conta mais de mil trabalhadores, atendendo toda região Sul de Curitiba, e outras regiões. Ela está responsável pelas linhas Pinheirinho/Rui Barbosa, Santa Cândida/Capaz Raso, Inter 2, Interbairros 3, entre outras. A paralisação nesta empresa hoje era total até às 7 horas, depois passou a ser parcial.
Em São José dos Pinhais a paralisação afeta as linhas metropolitanas e urbanas de forma parcial. Em Almirante Tamandaré a greve era de 100% até às 7 horas, depois parcial. E em Campo Largo e Araucária de 50%. Nos demais municípios a informação inicial é de que as linhas estão circulando hoje.
As negociações devem ser retomadas na manhã desta terça-feira (1º). As linhas que pagaram o 13º normalmente estão circulando.
Empresas
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) afirmou que parte dos valores devidos aos trabalhadores foi paga com o intuito de evitar a greve. Segundo eles, esse valor não está contemplado na tarifa.
“No entanto, infelizmente parte desse dinheiro repassado pela Urbs foi recebida pelas empresas após o expediente bancário, o que impossibilitou o pagamento a todos os trabalhadores nesta segunda-feira (30). De modo geral, 85% dos valores devidos foram pagos por todas as empresas de transporte urbano ainda hoje, com a previsão de pagamento do restante amanhã, conforme compromisso de repasse da Urbs”, informou.
Relação das empresas
Confira abaixo a listagem divulgada pelo Sindimoc, que informa quais empresas tinham a situação pendente até a noite desta segunda-feira
São José Filial PENDENTE
Tamandaré Matriz PENDENTE
Tamandaré Filial PENDENTE
Campo Largo PENDENTE
Cidade Sorriso PENDENTE
Araucaria Matriz PENDENTE
Fonte: Banda B, 01º de dezembro de 2015; fetraconspar.org.br