O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) manifestou preocupação com o desemprego. Ele criticou nesta segunda-feira (16) em Plenário os rumos da economia e disse que os números que o governo apresenta são uma “farsa”. Ele disse ser melhor ter indicadores ruins, mas transparentes, do que o contrário, pois a distorção de dados prejudica o país.
Segundo o senador, o índice de desemprego, hoje em 8,7%, não é real. Ele destacou, com base em dados apresentados em audiência pública realizada no final de outubro pela Comissão de Meio Ambiente, que a pesquisa do IBGE não pode ser considerada nacional e tem métodos inadequados para apontar o nível de emprego. Para o senador, o desemprego real é muito maior do que o apresentado pelo governo.
— Isto é peculiar ao governo do PT: manipular números. Então, este governo, repito, é habilidoso em maquiar números e falsear a verdade.
Ataídes afirmou que o pleno emprego, uma das bandeiras da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, nunca existiu de verdade. O parlamentar declarou que dados sobre o emprego não foram divulgados pelo IBGE no final do ano passado para não prejudicar a campanha do PT. E chegou a sugerir à presidente da República, Dilma Rousseff, que renuncie.
Fonte: Agência Senado, 17 de novembro de 2015; fetraconspar.org.br