Segundo Miguel Rosseto, pesquisa sobre postos de trabalho sai na sexta.
Pesquisa do IBGE apontou maior taxa de desemprego desde 2009.
 

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo vai divulgar até esta sexta (23) o resultado de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com números negativos. Segundo ele, houve redução dos postos de trabalho no Brasil.

“Estamos fechando e pretendemos até o final da semana divulgar o Caged do mês de setembro. Haverá redução, queda do nível de emprego”, disse Rosseto, após participar de audiência na Câmara dos Deputados.

Em agosto, o Caged apontou o 5º mês seguido de perda de vagas de empregos formais, quando as demissões superaram as contratações em 86.543. O resultado foi o pior para o mês desde 1995, quando foram fechadas 116 mil vagas.

Nesta quinta (22), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que  a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,6% em setembro, a mesma de agosto. Apesar da estabilidade, o índice é o maior para o mês desde 2009, quando bateu 7,7%. Em setembro do ano passado, o desemprego havia chegado a 4,9%.
 

Segundo Rosseto, o governo acompanha com “grande preocupação” o aumento no nível de desemprego. “Vemos com preocupação esse resultado do IBGE. Acompanhamos esse tema e estamos buscamos iniciativas para minimizar, como a política de proteção de emprego. Evidente que acompanhamos com grande preocupação.”
 


Fonte: G1, 23 de outubro de 2015fetraconspar.org.br