A maior ociosidade foi registrada nas pequenas empresas.
Intenção de investimento é a mais baixa desde novembro de 2013.
Dados de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que as dificuldades enfrentadas pelo setor da indústria da construção se agravaram em julho.
O indicador que mede o nível de atividade na indústria da construção ficou em 38,2 pontos e o índice de número de empregados alcançou 36 pontos em julho. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam queda na atividade e no emprego. Foram ouvidas 196 pequenas empresas, 263 médias e 137 indústrias de grande porte.
O índice de nível de atividade em relação ao usual caiu para 28,5 pontos em julho. O indicador acumula uma queda de 13,8 pontos em 12 meses e é o mais baixo da série histórica, que começou em dezembro de 2009. Nas grandes empresas, o nível de atividade em relação ao usual foi de 27 pontos, inferior à média nacional.
O nível de utilização da capacidade de operação ficou estável em 60%, nove pontos percentuais menor do que o observado em julho do ano passado. A maior ociosidade foi registrada nas pequenas empresas, segmento em que a utilização da capacidade de operação foi de 55%.
Pessimismo
Os empresários continuam pessimistas em relação ao desempenho do setor nos próximos seis meses. Em agosto, todos os indicadores de expectativas ficaram abaixo dos 50 pontos, o que revela perspectiva negativa. O indicador de expectativa sobre o nível de atividade foi de 41,7 pontos, o de novos empreendimentos e serviços ficou em 41,1 pontos o de compras de matérias-primas e insumos também alcançou 41,1 pontos e o de número de empregados, 40,5 pontos.
O pessimismo em relação ao futuro atingiu a disposição dos empresários para investir. O índice de intenção de investimento na construção caiu para 26,6 pontos, o mais baixo da série que começou em novembro de 2013. De acordo com a pesquisa, quanto menor o indicador, mais baixa é a intenção de investimento.
Fonte: G1, 26 de agosto de 2015: fetraconspar.org.br